A culinária da Musa chef é produto de muita experiência e estudo com especialistas em culinária saudável. Nossos pratos são criados a partir dessa base e testados no dia a dia. Eles têm que ficar bonitos, saborosos, de fácil digestão e nutritivos. Se a comida " cair mal" ou se sentirmos fome pouco depois de comer, se provocar gases, enjoo, azia, alguma indisposição, etc... reprovamos o prato e não publicamos. Raramente alguma coisa não fica boa. E nunca ficou ruim a ponto de fazer mal. As nossas publicações são meros compartilhamentos com os amigos, servem de estímulo para quem deseja comer melhor sem sacrificar a saúde ou o prazer. Não temos objetivo de substituir médicos, nutricionistas ou o bom senso de cada um. Uma coisa é certa, temos vivido melhor, com mais saúde e disposição física, com ótimos índices nos exames clínicos e nos divertimos bastante com a arte culinária. Afinal tudo se passa no ambiente de arte, no atelier.

domingo, 1 de outubro de 2017

Creme de Cará com espinafre e alho. Depois de servido acrescentei azeite e umas gotas de molho de pimenta caiena. Delicioso, nutritivo e de fácil digestão. Ideal para o jantar em uma noite mais fria.

domingo, 24 de setembro de 2017

Lentilha com couve-flor; molho branco de castanha de caju. Salada com alface roxa e almeirão, salsinha, aipo, maxixe e jiló maduro picado

domingo, 10 de setembro de 2017

Salada crua com alface americana, rúcula, talo de aipo, jiló maduro, pepino,  abobrinha, repolho roxo marinado com sal e limão, maçã, passas, sal, limão e  azeite de oliva. 
Pasta de grão de bico hidratado e cozido com tahine, sal, limão, alho e azeite (Homus tahine).
Barrinhas desidratadas(ingredientes crus). Grãos: trigo sarraceno, semente de girassol, linhaça dourada e gergelim(todos previamente hidratados e processados). Vegetais: abobrinha, repolho roxo, jiló, maxixe,  cebola e alho amornados, passas, damasco, berinjela prensada com sal e limão, coentro de espinho, cenoura, abóbora japonesa, sal, azeite de oliva, páprica picante, molho de pimenta caiena, canela, cúrcuma e salsa desidratada. 



domingo, 27 de agosto de 2017




 Desidratado de cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, óleos e temperos. Acompanha salada e cremes.


 Quadradinhos desidratados de banana, trigo sarraceno, aveia, vagem, repolho roxo, couve, maxixe, couve flor, salsa, limão, azeite, sal, alho, canela, zaatar, gotas de molho de pimenta malagueta, cúrcuma, passas de uva e farinha de mandioca. Os ingredientes crus foram processados e postos no forno brando com a porta entreaberta para amornar e desidratar. Molho branco com castanhas de caju, leite de coco, alho, limão, sal e azeite. Todos os ingredientes são liquidificados até formar um creme. Folhas de alface americana. O único ingrediente cozido é a vagem.




Barrinhas desidratadas com trigo sarraceno, amendoim, aveia em flocos, acelga, chicória, abobrinha, maxixe, nabo, alho poró, funcho, zaatar, canela, pimenta malagueta, cúrcuma, salsa, páprica picante, azeitonas pretas, passas de uva, limão, azeite e sal. Salada com abacate, cenoura, broto de lentilha, chicória, maxixe, abobrinha, sementes de girassol torradas, azeitonas pretas, passas de uva, azeite, shoyu, sal e limão. Creme de grão de bico, tahine, sal, limão, alho e azeite ( homus tahine ).

domingo, 13 de agosto de 2017


Inhame cozido e amassado; beringela, cenoura e repolho roxo, crus e marinados com shoyu e limão galego; manteiga de coco, azeite, sal, azeitonas sem caroço, sementes de girassol torradas, passas de uva, salsa desidratada, cúrcuma, curry, zaatar, páprica picante, canela e farinha de mandioca crua fininha. Misturar tudo até formar uma massa homogênea soltando da vasilha. Abrir a massa em forma antiaderente e cobrir com tomates, rodelas de banana d'água e orégano. Levar ao forno para aquecer (no mínimo e com a porta entreaberta) por uns vinte minutos. Servir acompanhada de alface, pasta de grão de bico (homus tahine) e castanhas do Pará raladas. 

Smoothie de abacate, banana d'água, goiaba, leite de coco, tâmaras, hortelã, cacau integral e canela em pó. 

Quadradinhos de grão de bico, maxixe, cenoura, berinjela, repolho roxo, coentro, passas, sal, limão, azeite, cúrcuma, páprica picante e zaatar - Molho cremoso de abacate, leite de coco caseiro, pimenta dedo de moça, limão, sal, coentro e azeite - salada de alface e tomate.
O único ingrediente cozido é o grão de bico.
Os quadradinhos foram aquecidos em forno brando com a porta entreaberta por 30 min.
À medida que fomos comendo, acrescentamos mais e mais molho de abacate.

domingo, 6 de agosto de 2017

Barrinhas de lentilha 

 Barrinhas desidratadas da Musa Chef Loyde Machado. Substituem o biscoitinho, o salgadinho, o docinho... Prazer saudável com a criatividade da Musa.


"Hamburguinho" desidratado de legumes, sementes e temperos. Feijão com farinha Tipiti. Homus tahine. Salada crua de abacate, verduras e temperos.


café de coador bem encorpado, castanhas do Pará e barrinhas desidratadas: uma doce composta de grãos, castanhas, tâmaras e limão; a outra salgada, com legumes, manteiga de coco, farinha de mandioca, grãos, azeite, sal, especiarias e limão. Essa delícia arremata a refeição que começa com suco verde e frutas.


Repolho, berinjela, jiló, fios abobrinha com temperos.



Salada de vegetais, homus tahine e "bifinhos" desidratados de grãos, vegetais e temperos.



Salada de lentilhas, arroz integral, farofa de banana, folhas e "bacon" de coco desidratado. 

Doces ( sem açúcar ) na culinária da Musa Chef Loyde Machado - bolinhas de castanha de caju, castanha do Pará, banana passa, trigo sarraceno, leite de coco, suco de limão, raspas de casca de limão, uma pitadinha de sal e coco ralado. As castanhas e o trigo são previamente hidratados, depois são processadas com o leite de coco, sal, limão e a banana passa. Moldar as bolinhas e passar no coco ralado. Pode ser consumido na hora ou desidratado, o que aumenta seu prazo de validade. Podemos usar o forno do fogão no mínimo e com a porta entreaberta para desidratar os doces ou barrinhas salgadas. Delicioso e nutritivo serve como sobremesa ou acompanhamento para o cafezinho.


Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca.

Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca. Acompanhadas do smoothie de abacate com cacau, canela e leite de coco 



Salada de vegetais, fios de abobrinha, berinjela e chips de jiló

Smoothie de banana com cacau, canela e leite de coco 



Salada de folhas, caldeirada de frutos do mato amornados e farofa de couve,banana e "bacon" de coco marinado no shoyu.



Sopa de cará com cúrcuma, sal e alho



Purê de inhame, salada crua com sementes de girassol hidratadas e farofa amornada de couve e banana

Laranja seleta, poncã, acerola, goiaba, hortelã e água da talha de barro. Antigripal, antioxidante, revigorante, refrescante, delicioso hidratante e etc. Esse espanta até mau olhado...rs