A culinária da Musa chef é produto de muita experiência e estudo com especialistas em culinária saudável. Nossos pratos são criados a partir dessa base e testados no dia a dia. Eles têm que ficar bonitos, saborosos, de fácil digestão e nutritivos. Se a comida " cair mal" ou se sentirmos fome pouco depois de comer, se provocar gases, enjoo, azia, alguma indisposição, etc... reprovamos o prato e não publicamos. Raramente alguma coisa não fica boa. E nunca ficou ruim a ponto de fazer mal. As nossas publicações são meros compartilhamentos com os amigos, servem de estímulo para quem deseja comer melhor sem sacrificar a saúde ou o prazer. Não temos objetivo de substituir médicos, nutricionistas ou o bom senso de cada um. Uma coisa é certa, temos vivido melhor, com mais saúde e disposição física, com ótimos índices nos exames clínicos e nos divertimos bastante com a arte culinária. Afinal tudo se passa no ambiente de arte, no atelier.

domingo, 24 de setembro de 2017

Lentilha com couve-flor; molho branco de castanha de caju. Salada com alface roxa e almeirão, salsinha, aipo, maxixe e jiló maduro picado

domingo, 10 de setembro de 2017

Salada crua com alface americana, rúcula, talo de aipo, jiló maduro, pepino,  abobrinha, repolho roxo marinado com sal e limão, maçã, passas, sal, limão e  azeite de oliva. 
Pasta de grão de bico hidratado e cozido com tahine, sal, limão, alho e azeite (Homus tahine).
Barrinhas desidratadas(ingredientes crus). Grãos: trigo sarraceno, semente de girassol, linhaça dourada e gergelim(todos previamente hidratados e processados). Vegetais: abobrinha, repolho roxo, jiló, maxixe,  cebola e alho amornados, passas, damasco, berinjela prensada com sal e limão, coentro de espinho, cenoura, abóbora japonesa, sal, azeite de oliva, páprica picante, molho de pimenta caiena, canela, cúrcuma e salsa desidratada. 



domingo, 27 de agosto de 2017




 Desidratado de cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, óleos e temperos. Acompanha salada e cremes.


 Quadradinhos desidratados de banana, trigo sarraceno, aveia, vagem, repolho roxo, couve, maxixe, couve flor, salsa, limão, azeite, sal, alho, canela, zaatar, gotas de molho de pimenta malagueta, cúrcuma, passas de uva e farinha de mandioca. Os ingredientes crus foram processados e postos no forno brando com a porta entreaberta para amornar e desidratar. Molho branco com castanhas de caju, leite de coco, alho, limão, sal e azeite. Todos os ingredientes são liquidificados até formar um creme. Folhas de alface americana. O único ingrediente cozido é a vagem.




Barrinhas desidratadas com trigo sarraceno, amendoim, aveia em flocos, acelga, chicória, abobrinha, maxixe, nabo, alho poró, funcho, zaatar, canela, pimenta malagueta, cúrcuma, salsa, páprica picante, azeitonas pretas, passas de uva, limão, azeite e sal. Salada com abacate, cenoura, broto de lentilha, chicória, maxixe, abobrinha, sementes de girassol torradas, azeitonas pretas, passas de uva, azeite, shoyu, sal e limão. Creme de grão de bico, tahine, sal, limão, alho e azeite ( homus tahine ).

domingo, 13 de agosto de 2017


Inhame cozido e amassado; beringela, cenoura e repolho roxo, crus e marinados com shoyu e limão galego; manteiga de coco, azeite, sal, azeitonas sem caroço, sementes de girassol torradas, passas de uva, salsa desidratada, cúrcuma, curry, zaatar, páprica picante, canela e farinha de mandioca crua fininha. Misturar tudo até formar uma massa homogênea soltando da vasilha. Abrir a massa em forma antiaderente e cobrir com tomates, rodelas de banana d'água e orégano. Levar ao forno para aquecer (no mínimo e com a porta entreaberta) por uns vinte minutos. Servir acompanhada de alface, pasta de grão de bico (homus tahine) e castanhas do Pará raladas. 

Smoothie de abacate, banana d'água, goiaba, leite de coco, tâmaras, hortelã, cacau integral e canela em pó. 

Quadradinhos de grão de bico, maxixe, cenoura, berinjela, repolho roxo, coentro, passas, sal, limão, azeite, cúrcuma, páprica picante e zaatar - Molho cremoso de abacate, leite de coco caseiro, pimenta dedo de moça, limão, sal, coentro e azeite - salada de alface e tomate.
O único ingrediente cozido é o grão de bico.
Os quadradinhos foram aquecidos em forno brando com a porta entreaberta por 30 min.
À medida que fomos comendo, acrescentamos mais e mais molho de abacate.

domingo, 6 de agosto de 2017

Barrinhas de lentilha 

 Barrinhas desidratadas da Musa Chef Loyde Machado. Substituem o biscoitinho, o salgadinho, o docinho... Prazer saudável com a criatividade da Musa.


"Hamburguinho" desidratado de legumes, sementes e temperos. Feijão com farinha Tipiti. Homus tahine. Salada crua de abacate, verduras e temperos.


café de coador bem encorpado, castanhas do Pará e barrinhas desidratadas: uma doce composta de grãos, castanhas, tâmaras e limão; a outra salgada, com legumes, manteiga de coco, farinha de mandioca, grãos, azeite, sal, especiarias e limão. Essa delícia arremata a refeição que começa com suco verde e frutas.


Repolho, berinjela, jiló, fios abobrinha com temperos.



Salada de vegetais, homus tahine e "bifinhos" desidratados de grãos, vegetais e temperos.



Salada de lentilhas, arroz integral, farofa de banana, folhas e "bacon" de coco desidratado. 

Doces ( sem açúcar ) na culinária da Musa Chef Loyde Machado - bolinhas de castanha de caju, castanha do Pará, banana passa, trigo sarraceno, leite de coco, suco de limão, raspas de casca de limão, uma pitadinha de sal e coco ralado. As castanhas e o trigo são previamente hidratados, depois são processadas com o leite de coco, sal, limão e a banana passa. Moldar as bolinhas e passar no coco ralado. Pode ser consumido na hora ou desidratado, o que aumenta seu prazo de validade. Podemos usar o forno do fogão no mínimo e com a porta entreaberta para desidratar os doces ou barrinhas salgadas. Delicioso e nutritivo serve como sobremesa ou acompanhamento para o cafezinho.


Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca.

Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca. Acompanhadas do smoothie de abacate com cacau, canela e leite de coco 



Salada de vegetais, fios de abobrinha, berinjela e chips de jiló

Smoothie de banana com cacau, canela e leite de coco 



Salada de folhas, caldeirada de frutos do mato amornados e farofa de couve,banana e "bacon" de coco marinado no shoyu.



Sopa de cará com cúrcuma, sal e alho



Purê de inhame, salada crua com sementes de girassol hidratadas e farofa amornada de couve e banana

Laranja seleta, poncã, acerola, goiaba, hortelã e água da talha de barro. Antigripal, antioxidante, revigorante, refrescante, delicioso hidratante e etc. Esse espanta até mau olhado...rs

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Smoothie de abacate, banana d'água, passas de uva, manteiga de coco e mindubaru (creme de amendoim com castanhas de baru) Uma delícia super nutritiva para o lanche da tarde.

Salada de tomate e folhas. Farofa de banana e couve. Salada de sementes, cenoura e homus tahine. Todos os ingredientes são crus, orgânicos e temperados com azeite, sal e limão galego.


Farofa de couve e banana - arroz integral - batata doce - mix de grãos, beringela, cenoura, cebola e temperos. A batata e o arroz são cozidos e os demais ingredientes são crus.


O simples com glamour. Aipim cozido, azeite e orégano. Salada crua orgânica de alface, tomate, repolho roxo, berinjela, sementes hidratadas e temperos. A culinária da Musa Chef Loyde Machado é assim: saudável, saborosa, bonita e cheirosa. Eu estou apaixonado por essa cozinheira! Acompanha suco de Maracujá adoçado com stévia.



Arroz ao funghi, salada crua e nugets desidratados de legumes, sementes e temperos


Mingau de leite de coco, aveia, banana d'água e ameixa preta. Os ingredientes são liquidificados crus, amornados e polvilhados com canela


Azeitonas, batata yacon, beldroega, abobrinha, repolho roxo e flores de damiana. Salada crua servida fria. Temperada com coentro, sal, limão, shoyu e azeite ( no prato a gosto )


Lâminas finas de batata yacon temperadas com limão, shoyu, coentro e azeitonas - repolho roxo marinado com limão galego e sal - flores de damiana - folhas verdes ( beldroega ) - fios de abobrinha marinados com sal e limão galego. Todos os ingredientes são crus e o prato é servido frio como salada. Uma delícia saudável e de fácil digestão. Orgânicos da horta do Marinho Mecanico

domingo, 2 de julho de 2017


Guacamole com sementes de girassol hidratadas. Farofa de couve, alho, sal, azeite, banana d'água e farinha de mandioca caseira. Croquetes levemente grelhados sem óleo na frigideira antiaderente; com beringela, chuchu, farinha de mandioca caseira, curry, cúrcuma, sal, azeite, gengibre, pimentão, limão galego e coentro. Todos os ingredientes são crus e orgânicos. A farofa é amornada.
Na guacamole coloca-se abacate, tomate, maxixe, alface, almeirão, salsinha, passas de uva, azeitonas pretas, sementes de girassol descascadas e hidratadas durante a noite (umas 8 horas), e tempera com limão, sal e azeite extra virgem. 
Para a farofa, aqueça uma panela grossa sobre um difusor de calor, coloque um fio de azeite de oliva extra virgem e dois dentes de alho picadinhos, sem deixar esquentar demais. Acrescente a couve picada já temperada com sal e gotas de limão. Misture para aquecer a couve. A gente controla a temperatura com as mãos. Até onde a mão aguenta, aí é o sinal para tirar do calor, depois, se precisar, volta de novo. Por último uma banana picada e a farinha de mandioca crua. Delícia saudável. 
Para o croquete: meia berinjela sem casca, bem picadinha. 1/3 de um chuchu médio cru ralado (como era orgânico coloquei com casca), caldo de limão, sal, um fio de azeite,um pedacinho de gengibre ralado, uma colher de chá de coentro picadinho,uma pitada de cúrcuma e uma de curry. Misturar bem e prensar (esta é uma técnica da alimentação viva onde a gente vai apertando com as mãos até mudar a textura). Fica como que cozido com o calor das mãos. Acrescentar 3 colheres de sopa de farinha de mandioca crua ( ela foi desidratada), amassar com as mãos, formar os croquetes achatados e dourar levemente na frigideira anti aderente sem óleo. Não deixar muito tempo para não perder muitas propriedades do alimento cru. Fica um sabor diferente, muito bom.


Caldeirada de frutos do mato. Vegetais crus amornados, processados, marinados... Delícia da culinária viva.


Salada crua e croquetes de trigo sarraceno, castanhas de caju, legumes e temperos. Todos os ingredientes são crus. Na culinária viva se utilizam a hidratação, desidratação, prensagem, marinados, germinados, fermentados e talento ( amor ).


Grão de bico germinado, farinha de mandioca caseira, óleo de gergelim cru, alho, sal, salsa, limão galego e azeite. Depois de moldados os bolinhos são grelhados, sem óleo, em frigideira antiaderente.uma delícia!

Almofadinhas de aipim grelhado e chá de folhas ( Jambeiro, limoeiro, tangerineira e laranjeira ).