A culinária da Musa chef é produto de muita experiência e estudo com especialistas em culinária saudável. Nossos pratos são criados a partir dessa base e testados no dia a dia. Eles têm que ficar bonitos, saborosos, de fácil digestão e nutritivos. Se a comida " cair mal" ou se sentirmos fome pouco depois de comer, se provocar gases, enjoo, azia, alguma indisposição, etc... reprovamos o prato e não publicamos. Raramente alguma coisa não fica boa. E nunca ficou ruim a ponto de fazer mal. As nossas publicações são meros compartilhamentos com os amigos, servem de estímulo para quem deseja comer melhor sem sacrificar a saúde ou o prazer. Não temos objetivo de substituir médicos, nutricionistas ou o bom senso de cada um. Uma coisa é certa, temos vivido melhor, com mais saúde e disposição física, com ótimos índices nos exames clínicos e nos divertimos bastante com a arte culinária. Afinal tudo se passa no ambiente de arte, no atelier.

domingo, 2 de julho de 2017


Guacamole com sementes de girassol hidratadas. Farofa de couve, alho, sal, azeite, banana d'água e farinha de mandioca caseira. Croquetes levemente grelhados sem óleo na frigideira antiaderente; com beringela, chuchu, farinha de mandioca caseira, curry, cúrcuma, sal, azeite, gengibre, pimentão, limão galego e coentro. Todos os ingredientes são crus e orgânicos. A farofa é amornada.
Na guacamole coloca-se abacate, tomate, maxixe, alface, almeirão, salsinha, passas de uva, azeitonas pretas, sementes de girassol descascadas e hidratadas durante a noite (umas 8 horas), e tempera com limão, sal e azeite extra virgem. 
Para a farofa, aqueça uma panela grossa sobre um difusor de calor, coloque um fio de azeite de oliva extra virgem e dois dentes de alho picadinhos, sem deixar esquentar demais. Acrescente a couve picada já temperada com sal e gotas de limão. Misture para aquecer a couve. A gente controla a temperatura com as mãos. Até onde a mão aguenta, aí é o sinal para tirar do calor, depois, se precisar, volta de novo. Por último uma banana picada e a farinha de mandioca crua. Delícia saudável. 
Para o croquete: meia berinjela sem casca, bem picadinha. 1/3 de um chuchu médio cru ralado (como era orgânico coloquei com casca), caldo de limão, sal, um fio de azeite,um pedacinho de gengibre ralado, uma colher de chá de coentro picadinho,uma pitada de cúrcuma e uma de curry. Misturar bem e prensar (esta é uma técnica da alimentação viva onde a gente vai apertando com as mãos até mudar a textura). Fica como que cozido com o calor das mãos. Acrescentar 3 colheres de sopa de farinha de mandioca crua ( ela foi desidratada), amassar com as mãos, formar os croquetes achatados e dourar levemente na frigideira anti aderente sem óleo. Não deixar muito tempo para não perder muitas propriedades do alimento cru. Fica um sabor diferente, muito bom.


Caldeirada de frutos do mato. Vegetais crus amornados, processados, marinados... Delícia da culinária viva.


Salada crua e croquetes de trigo sarraceno, castanhas de caju, legumes e temperos. Todos os ingredientes são crus. Na culinária viva se utilizam a hidratação, desidratação, prensagem, marinados, germinados, fermentados e talento ( amor ).


Grão de bico germinado, farinha de mandioca caseira, óleo de gergelim cru, alho, sal, salsa, limão galego e azeite. Depois de moldados os bolinhos são grelhados, sem óleo, em frigideira antiaderente.uma delícia!

Almofadinhas de aipim grelhado e chá de folhas ( Jambeiro, limoeiro, tangerineira e laranjeira ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário