A culinária da Musa chef é produto de muita experiência e estudo com especialistas em culinária saudável. Nossos pratos são criados a partir dessa base e testados no dia a dia. Eles têm que ficar bonitos, saborosos, de fácil digestão e nutritivos. Se a comida " cair mal" ou se sentirmos fome pouco depois de comer, se provocar gases, enjoo, azia, alguma indisposição, etc... reprovamos o prato e não publicamos. Raramente alguma coisa não fica boa. E nunca ficou ruim a ponto de fazer mal. As nossas publicações são meros compartilhamentos com os amigos, servem de estímulo para quem deseja comer melhor sem sacrificar a saúde ou o prazer. Não temos objetivo de substituir médicos, nutricionistas ou o bom senso de cada um. Uma coisa é certa, temos vivido melhor, com mais saúde e disposição física, com ótimos índices nos exames clínicos e nos divertimos bastante com a arte culinária. Afinal tudo se passa no ambiente de arte, no atelier.

domingo, 13 de agosto de 2017


Inhame cozido e amassado; beringela, cenoura e repolho roxo, crus e marinados com shoyu e limão galego; manteiga de coco, azeite, sal, azeitonas sem caroço, sementes de girassol torradas, passas de uva, salsa desidratada, cúrcuma, curry, zaatar, páprica picante, canela e farinha de mandioca crua fininha. Misturar tudo até formar uma massa homogênea soltando da vasilha. Abrir a massa em forma antiaderente e cobrir com tomates, rodelas de banana d'água e orégano. Levar ao forno para aquecer (no mínimo e com a porta entreaberta) por uns vinte minutos. Servir acompanhada de alface, pasta de grão de bico (homus tahine) e castanhas do Pará raladas. 

Smoothie de abacate, banana d'água, goiaba, leite de coco, tâmaras, hortelã, cacau integral e canela em pó. 

Quadradinhos de grão de bico, maxixe, cenoura, berinjela, repolho roxo, coentro, passas, sal, limão, azeite, cúrcuma, páprica picante e zaatar - Molho cremoso de abacate, leite de coco caseiro, pimenta dedo de moça, limão, sal, coentro e azeite - salada de alface e tomate.
O único ingrediente cozido é o grão de bico.
Os quadradinhos foram aquecidos em forno brando com a porta entreaberta por 30 min.
À medida que fomos comendo, acrescentamos mais e mais molho de abacate.

domingo, 6 de agosto de 2017

Barrinhas de lentilha 

 Barrinhas desidratadas da Musa Chef Loyde Machado. Substituem o biscoitinho, o salgadinho, o docinho... Prazer saudável com a criatividade da Musa.


"Hamburguinho" desidratado de legumes, sementes e temperos. Feijão com farinha Tipiti. Homus tahine. Salada crua de abacate, verduras e temperos.


café de coador bem encorpado, castanhas do Pará e barrinhas desidratadas: uma doce composta de grãos, castanhas, tâmaras e limão; a outra salgada, com legumes, manteiga de coco, farinha de mandioca, grãos, azeite, sal, especiarias e limão. Essa delícia arremata a refeição que começa com suco verde e frutas.


Repolho, berinjela, jiló, fios abobrinha com temperos.



Salada de vegetais, homus tahine e "bifinhos" desidratados de grãos, vegetais e temperos.



Salada de lentilhas, arroz integral, farofa de banana, folhas e "bacon" de coco desidratado. 

Doces ( sem açúcar ) na culinária da Musa Chef Loyde Machado - bolinhas de castanha de caju, castanha do Pará, banana passa, trigo sarraceno, leite de coco, suco de limão, raspas de casca de limão, uma pitadinha de sal e coco ralado. As castanhas e o trigo são previamente hidratados, depois são processadas com o leite de coco, sal, limão e a banana passa. Moldar as bolinhas e passar no coco ralado. Pode ser consumido na hora ou desidratado, o que aumenta seu prazo de validade. Podemos usar o forno do fogão no mínimo e com a porta entreaberta para desidratar os doces ou barrinhas salgadas. Delicioso e nutritivo serve como sobremesa ou acompanhamento para o cafezinho.


Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca.

Barrinhas de cereais, legumes, temperos e farinha de mandioca. Acompanhadas do smoothie de abacate com cacau, canela e leite de coco 



Salada de vegetais, fios de abobrinha, berinjela e chips de jiló

Smoothie de banana com cacau, canela e leite de coco 



Salada de folhas, caldeirada de frutos do mato amornados e farofa de couve,banana e "bacon" de coco marinado no shoyu.



Sopa de cará com cúrcuma, sal e alho



Purê de inhame, salada crua com sementes de girassol hidratadas e farofa amornada de couve e banana

Laranja seleta, poncã, acerola, goiaba, hortelã e água da talha de barro. Antigripal, antioxidante, revigorante, refrescante, delicioso hidratante e etc. Esse espanta até mau olhado...rs